domingo, 20 de maio de 2012

Proteção solar - O que você precisa saber

Ola! Achei esse post no Blog da minha amiga Luiza Acorcci e quero compartilhar com voces é muito instrutivo e esclarece tudo a respeito do uso do protetor solar, divirtam-se
Bjimm
Re...
http://www.sonhosdecrepom.com.br/2012/01/protecao-solar-o-que-voce-precisa-saber/

Proteção solar – O que você precisa saber

Categoria: Beleza
Oi, gente! Ultimamente, temos ouvido muito falar dos danos causados pelo sol e da importância da proteção solar, mas o assunto ainda causa uma certa dúvida geral, não é!? Eu mesma tenho dúvidas sobre várias questões! E não existe ninguém melhor para esclarecê-las do que a colaboradora de beleza do blog, Deborah Jabur, que é especialista em proteção solar: ela vai lançar uma linha de cosmésticos chamada Sunlace (clica aqui para conhecer os produtos!), toda voltada para proteção solar diária, e estudou muito sobre o assunto. Nesse post, ela explica tudo o que você precisa saber sobre PROTEÇÃO SOLAR, FOTOENVELHECIMENTO e CÂNCER DE PELE.

1. Raios UVA e UVB.
Ambos danificam o DNA da pele. Os raios UVB causam as queimaduras solares e contribuem para desenvolvimento de câncer de pele. Já os raios UVA são ao grandes vilões do fotoenvelhecimento, causando o aparecimento precoce de rugas e perda de elasticidade, e também contribuem para o câncer de pele.
2. O que é o FPS?
É a abreviação de Fator de proteção Solar, e indica o nível de proteção de um produto contra os raios UVB do sol. Para entender o que significa esse nível de proteção deve-se multiplicá-lo pelo tempo que a pele pode ficar desprotegida no sol, obtendo assim o tempo de proteção garantido pelo produto. Por exemplo: uma pessoa de pele clara pode ficar 10 minutos exposta ao sol sem ter queimaduras. Se ela aplicar um produto com FPS 30, terá então 300 minutos (10 x 30) de proteção solar, ou 5 horas.
3. Proteção UVA
É importante saber que o FPS é a medida apenas da proteção contra os raios UVB. A medida da proteção contra raios UVA é indicada com +, ++ ou +++. Prefira sempre produtos com proteção UVA ++ ou UVA+++. Se o produto não indicar o nível de proteção UVA, não compre.
4. Se é assim, porque é recomendado reaplicar o produto a cada duas horas?
Após duas horas na pele, o nível de proteção solar começa a ser reduzido, pois a atuação do produto é decrescente com o tempo. Além disso, essa estimativa é feita com base em estudos com condições controladas. No dia a dia, transpiramos, temos contato com roupas e vento, o que pode diminuir a eficácia do produto.
5. Manchas e envelhecimento da pele.
Com a exposição solar contínua, o colágeno da pele se degrada, a pele perde elasticidade e torna-se mais flácida e enrugada. A produção dos melanócitos (células que produzem o pigmento da pele) torna-se errática, e a pele fica com tom pouco uniforme e com manchas.
6. Como posso ter um bronzeado saudável?
Infelizmente, o único tipo de bronzeado saudável é aquele obtido com produtos que tingem a pele, ou autobronzeadores. Sempre que você fica bronzeada com o sol, significa que danificou sua pele. O corpo aumentou a produção do pigmento melanina, que atua como o filtro UV natural da pele, na tentativa de proteger a sua pele dos danos da luz solar.
7. E os bronzeadores?
Meu conselho é nunca utilizarem esses produtos. Nada mais são do que protetores solar de baixíssima proteção, que deixam sua pele exposta aos danos do sol. Aquela cor “dourada” que observamos na pele é resultado de óleos presentes da fórmula que também tingem a pele.
8. E a maquiagem com FPS?
Se o produto expõe no rótulo o nível da proteção UVB e da proteção UVA, pode usar como protetor solar. Atentando-se sempre para aplicá-lo em quantidade suficiente e reaplicá-lo a cada duas horas.
9. Eu tenho pele oleosa. Qual produto devo usar?
Se você tem pele oleosa e acneica, saiba que a a exposição da sua pele desprotegida ao sol pode aumentar a incidência de acne. Procure produtos com fórmulas em gel, oil-free e com o indicação “não comedogênico” no rótulo, o que significa que o produto foi testado em voluntários e não provoca o aparecimento de acne.
10. Qual a forma correta de aplicar o produto?
Aplique o protetor solar diariamente no rosto e em partes do corpo expostas à radiação.
Aplique cerca de 15 minutos antes de se expor ao sol.
Reaplique a cada duas horas.
Aplique em quantidade suficiente: use a medida de uma moeda de um real como base. Use a quantidade de uma moeda para rosto+pescoço, duas moedas para os dois braços, três moedas para as duas pernas e três moedas para tronco, frente e costas.
11. E a vitamina D?
Bastam 20 minutos de sol algumas vezes por semana para que o organismo produza a vitamina D em quantidades suficientes. Vivendo em um país de altas temperaturas como o Brasil, esses minutos diários fazem parte da nossa rotina.
12. Se o sol faz tão mal assim, porque é tão gostoso?
Algumas pesquisas mostram que o sol pode causar dependência. Isso ocorre pois a pele produz endorfina em resposta à luz natural de amplo espectro, gerando sensação de bem-estar. Além disso, ocorre também a sensação de bem-estar psicológico, pois a luz solar é associada a momentos de lazer e relaxamento.
13. Resumindo….
Não tenha medo do sol, essas informações não são para você evitar o sol a qualquer custo. Ele é vital para a saúde e a longevidade. Não espero que vocês se lambuzem de protetor dos pés à cabeça, nem que se privem do sol trancados em casa. Espero sim, que tenha consciência das danos e benefícios e usem a cabeça! Um pouco de bom senso nessa hora pode ser muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário